Prefeitura confirma o primeiro caso da variante Delta em Barueri
Segundo a gestão, a ocorrência é proveniente de uma pessoa que viajou ao exterior e está sendo monitorada
Barueri registrou o primeiro caso da variante Delta. Foi o que informou a prefeitura à reportagem. Segundo a gestão, a ocorrência é proveniente de uma pessoa que viajou ao exterior e está sendo monitorada.
"O município se mantém atento quanto ao avanço da variante. No momento, encontra-se um cenário epidemiológico favorável para a liberação das atividades, com as taxas de transmissão e de ocupação de leitos de UTI em queda. A proteção da vacina não impede a circulação do vírus e da nova cepa, porém não há aumento de casos graves", disse.
Até o dia 10, o estado de São Paulo tinha mais de 1.400 casos da cepa. Segundo informações, só na capital, ela seria responsável por 80% dos casos da Covid-19.
Vacinação
Como estratégia para conter o avanço da variante Delta na cidade, a prefeitura informou que a Secretaria de Saúde vem intensificando a aplicação das vacinas contra o novo coronavírus e "iniciou a imunização da terceira dose dos grupos de idosos e de maior risco".
De acordo com informações do banco de dados Vacivida, levantadas pela gestão, nesta quarta-feira (15), 69% da população estimada pelo IBGE para Barueri já tomou a 2ª dose da vacina contra a Covid-19, ou seja, tinha completado o esquema de imunização no município. Das 194.623 pessoas aptas a serem vacinadas, 133.481 já receberam a 2ª dose do imunizante.
Segundo dados, pessoas de 70 anos ou mais atingiram uma cobertura vacinal de 186%, de 60 a 69 anos chegaram a 174%, de 55 a 59 anos, 124%, e de 50 a 54 anos, 105%.
As pessoas de 20 a 24 anos e de 18 a 19 anos têm o menor percentual de 2ª dose, com 31% e 24%, respectivamente.
Chegada de vacinas
A partir desta sexta-feira (17), Barueri volta a aplicar a 2ª dose da vacina da AstraZeneca, após um período aplicando a da Pfizer por falta de doses. A medida chamada de intercambialidade, quando há a combinação de imunizantes diferentes, tinha sido adotada não só em Barueri, mas no estado por conta do não envio das doses por parte do Ministério da Saúde. Segundo a gestão, foram entregues 2.765 vacinas.