Por conta da greve prevista, Governo de SP decreta ponto facultativo no estado
Medida será válida em todos os serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira (28)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Por conta da greve prevista de trabalhadores do Metrô, CPTM e Sabesp, o Governo de São Paulo decretou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira (28).
De acordo com a gestão estadual, a medida visa a reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve. Os serviços de segurança pública não serão afetados.
As Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à iniciativa privada, vão funcionar normalmente.
Por determinação da Justiça, 70% dos trens da CPTM deverão operar nos horários de pico e 50% nos demais períodos, sob pena diária de R$ 30 mil ao sindicato.
O Governo de São Paulo também protocolou um pedido de tutela antecipada na Justiça contra a paralisação pelos metroviários. O pedido do Metrô, que ainda aguarda decisão final do judiciário, obriga a presença de 100% dos funcionários do sistema de transporte durante os horários de pico e de pelo menos 80% no restante do dia.
Greve
Entre os motivos para a nova paralisação está propostas de desestatização de empresas públicas, através de privatizações e terceirizações.
"O governador Tarcísio de Freitas quer destruir os serviços públicos em São Paulo", afirmou o comunicado do sindicato dos Metroviários.