Sexta, 22 Novembro 2024

Cidades

Pela terceira vez, Barueri e Parnaíba são menos vulneráveis à pandemia

Na região Cidades

Pela terceira vez, Barueri e Parnaíba são menos vulneráveis à pandemia

Dados são do Índice de Vulnerabilidade Municipal, divulgado nesta segunda-feira (5), pelo Instituto Votorantim  

Neste ano, Barueri ficou em 1º lugar como a cidade menos vulnerável à pandemia da Covid-19 na região, com nota 43,33 (Foto: Divulgação/Secom Barueri)

Na segunda-feira (5), o Instituto Votorantim lançou a terceira edição do Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), ferramenta criada em 2020 que mede o grau de exposição dos municípios à pandemia da Covid-19. Pelo terceiro ano consecutivo, Barueri e Santana de Parnaíba tiveram destaque e, entre as cidades da região, são as que  despontam com os melhores resultados. 

Entre as oito cidades consideradas pela reportagem e que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), Barueri angariou o primeiro lugar, com uma nota de 43,33, sendo assim o município menos vulnerável à pandemia. No ano passado, a pontuação foi de 47,06. 

Parnaíba vem em segundo lugar entre as menos vulneráveis, atingindo uma nota de 47,61, contra 47,89 em 2021. Em seguida aparece Cotia (49,19), Jandira (52,15), Itapevi (52,57), Pirapora do Bom Jesus (54,58), Osasco (57,21) e, em última posição, Carapicuíba (64,78). 

Para a elaboração do índice, o instituto atribui uma nota, que vai de 0 a 100, onde são considerados indicadores de seis temas, como população vulnerável, economia local, estrutura do sistema de saúde, organização do sistema de saúde, capacidade fiscal da administração pública e capacidade municipal de resposta à crise da Covid-19. Neste ano, foi analisado ainda os dados da população que recebeu pelo menos uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19. 

Dados da pandemia 

Após mais de dois anos do início da pandemia da Covid-19, os municípios seguem registrando casos e óbitos da doença. Em Barueri, segundo dados desta segunda-feira (5) da Fundação Seade, a cidade tem um total de 45.933 ocorrências da doença. Só em agosto, foram 2.994 novos infectados. Em relação às mortes, foram duas no último mês, sendo que o município registra um total de 1.257 óbitos. 

Já Parnaíba, também de acordo com dados desta segunda (5), tem um total de 24.261 casos confirmados da Covid-19. Em agosto, 230 novas ocorrências foram anotadas. Quando o assunto são as vítimas fatais, no mês oito, três pessoas morreram em decorrência da doença. Desde o início da pandemia, já são 434 mortes na cidade.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/