Parnaíba terá vacinação contra sarampo para bebês neste sábado (17)
Já Barueri, que tem 33 casos confirmados, seguirá imunizando nas UBSs apenas público-alvo
A Prefeitura de Santana de Parnaíba está entre os municípios que tiveram a vacinação contra o sarampo estendida para crianças a partir de 6 meses a menores de 12 meses, pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, na segunda-feira (12).
A ação na cidade, que até o fechamento desta matéria não confirmou à Folha de Alphaville se há casos da doença, acontece neste sábado (17), das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde Avançada (USAs) do município, exceto na Chácara das Garças.A campanha, que tem como prioridade vacinar jovens de 15 a 29 anos contra o sarampo, termina na sexta-feira (16) em todo o Brasil.
Parnaíba não foi o único município da região que teve a vacinação estendida para crianças. Também incluída na lista do Estado, Barueri realiza a imunização nas 18 UBSs até sexta (16), e, segundo a prefeitura, não fará ações específicas no final de semana. Até quarta-feira (14) a cidade tinha 33 confirmados e 118 em investigação.
"É importante informar ao público que após o encerramento da campanha, as UBSs não irão mais vacinar indiscriminadamente, como estão fazendo agora", disse em nota.
A vacina será liberada apenas a crianças de 6 a 12 meses, depois aos 15 meses, menores de 30 anos sem comprovação de duas doses e maiores de 30 anos que não tenham como comprovar ao menos uma dose do imunobiológico.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a dose extra destinada aos bebês, chamada de dose "D", não substitui as duas doses de rotina que devem constar na caderneta de vacinação. Por isso, os pais ainda devem levar a criança para se vacinar com a tríplice viral aos 12 meses de idade, como prevê o calendário.
Casos no Estado
Na terça-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde informou em 1.319 casos confirmados doença; 997 são na Capital.