Para serviço de podas de árvores mais eficiente, Barueri adota novo modelo de gestão de arborização urbana
Segundo a gestão, o trabalho se dará pela divisão do município em três distritos para melhor abrangência dos bairros
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Com o objetivo de tornar o serviço de poda de árvores mais eficiente e seguro, a Prefeitura de Barueri deu início a um novo modelo de gestão de arborização urbana no município. Agora, o trabalho se dará pela divisão do município em três distritos (norte, leste e sul) para melhor abrangência dos bairros. Alphaville e Tamboré estão inseridos no distrito leste.
De acordo com a gestão, serão três equipes operacionais, cada uma composta por um caminhão com cesto aéreo, dois operadores de motoserra, um motorista, além de equipamentos e ferramentas, dois caminhões para coleta, um motorista e dois ajudantes gerais; uma bióloga e um engenheiro florestal. As equipes seguirão as orientações dos técnicos responsáveis e os materiais resultantes das podas serão encaminhados para a Estação de Tratamento de Resíduos (ETR) do município.
Além disso, com o novo modelo, não será necessário realizar solicitação de podas de árvores localizadas em áreas públicas. Já para árvores localizadas em áreas particulares é indispensável que a solicitação seja realizada por meio do Solar BPM, da Prefeitura de Barueri.
As podas e cortes que envolvam a rede elétrica nas vias urbanas ficam a cargo da concessionária de energia Enel, solicitadas pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). As árvores localizadas nos acessos, proximidades e vias da rodovia Castello Branco o manejo é de responsabilidade da concessionária CCR – Via Oeste, mediante licenças ambientais.