Para retorno de 100% dos alunos, escolas da região fazem adaptações
No Colégio Pentágono, espaços como biblioteca e auditório foram ajustados para sala de aula
Com a entrada em vigor da determinação do Governo de São Paulo, na segunda-feira (18), sobre o retorno obrigatório dos alunos às aulas presenciais, tanto na rede pública de ensino quanto na privada, as escolas da região iniciaram 100% a nova realidade.
Segundo a Secretaria da Educação, as escolas poderão receber 100% dos alunos, desde que mantido o distanciamento de um metro. Caso as unidades não possuam a capacidade, elas deverão organizar o sistema de revezamento. A obrigatoriedade do uso de máscara e a higienização das mãos com álcool gel estão mantidas. De acordo com a gestão estadual, apenas estudantes que apresentarem justificativa médica poderão seguir com os estudos remotos.
No Colégio Pentágono Alphaville, as turmas seguem divididas em bolhas para manter o distanciamento de 1 metro. "O retorno obrigatório no Pentágono passou a valer na segunda-feira (18), com todos os protocolos, e o aluno só pode faltar à aula presencial mediante atestado médico. Para manter o distanciamento, a escola utiliza espaços, como a biblioteca e o auditório adaptados para a sala de aula", explicou Denise Desiderá, diretora da unidade Alphaville.
Ainda de acordo com ela, o ensino híbrido continua e será adaptado para 2022. "Alunos, com atestado médico, deverão participar das aulas de forma remota. Além disso, para o ensino médio, algumas disciplinas já foram pensadas para o formato híbrido, com aulas assíncronas", destacou.
Colégio Anglo
Já o Colégio Anglo Leonardo Da Vinci de Alphaville informou que, atualmente, estão com quase 100% dos alunos no formato presencial, acolhendo aqueles que optaram por permanecer acompanhando as aulas on-line, por decisão dos pais.
"Essas famílias já foram comunicadas sobre a obrigatoriedade do retorno presencial e estamos trabalhando cada particularidade para garantir a segurança e o desenvolvimento pedagógico dos alunos", enfatizou.
Em relação ao distanciamento, a instituição afirmou que todas as salas e espaços de convivência foram demarcados. " Também reestruturamos os locais e horários de entrada, intervalos e saída para evitar aglomerações", apontou.
Escola Castanheiras
A Escola Castanheira informou à reportagem que, desde agosto, está com praticamente 100% de presença. "Um levantamento feita à época com os familiares mostrou que apenas seis alunos seguiriam no online, o que comprova que os pais estão seguros em mandar os filhos ao ambiente escolar. Felizmente não houve nenhum caso de contaminação interna", explicou.
Segundo a instituição, os protocolos de segurança definidos pelos decretos do governo estão sendo seguidos. "A escola seguirá com o distanciamento de um metro no refeitório, por entendermos que é um momento mais delicado, em que os alunos retiram as máscaras", informou.