Sábado, 23 Novembro 2024

Cidades

Para reforçar segurança, AREA ganha nova instalação de câmeras

Cidades

Para reforçar segurança, AREA ganha nova instalação de câmeras

Ocorrências de furto e roubo de veículos aumentam nas cidades; homicídios têm queda de 64% em Barueri 

Nova sala conta com 95 câmaras, operada 24 horas por profissionais especializados (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

As ocorrências de roubo e furto de veículos e furtos em geral tiveram um aumento médio de aproximadamente 9% em Barueri e Santana de Parnaíba no ano passado, na comparação com 2017, de acordo com dados coletados pela reportagem junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Para tentar combater esse tipo de ocorrência e demais ações ilícitas na região de Alphaville, a AREA- Associação Residencial e Empresarial Alphaville inaugurou na quinta-feira (31/1), uma nova instalação do Centro de Controle Operacional (CCO), do Departamento de Segurança.

De acordo com Leonardo Rodrigues, gerente geral da AREA, a sala conta com uma "Videowall", uma parede com telas de monitores, controladas por profissionais especializados, que permite diversos formatos de imagens. "Temos 95 câmeras instaladas, com imagens de qualidade e de grande alcance. O funcionamento é 24 horas por dia e estamos conectados por redes de rádio com as seguranças pública e privada de Alphaville/ Tamboré, além de equipes de resgate", disse.

Ainda segundo Leonardo, o departamento da AREA pretende também introduzir, em breve, novas ferramentas ao CCO, como por exemplo, uma plataforma de reconhecimento facial e digitalização das placas de carros com acesso à Alphaville, integrando-se a banco de dados do Estado e ao Sistema Detecta, já presente nas ações desenvolvidas pelas secretarias de Segurança de Barueri e Santana de Parnaíba. "Atualizamos a tecnologia do sistema, o que possibilitará maior dinamismo e interação com os demais órgãos", explica.


Índices
Apesar do salto nas ocorrências de roubo de veículos ( de 171 para 192), furto de veículo (420 para 470) e furtos em geral (2.415 para 2.461), entre os anos de 2017 e 2018, os municípios de Barueri e Parnaíba fecharam o ano com redução em importantes indicadores

O número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, em Barueri teve queda de 64,2% na comparação entre os períodos, passando de 28 casos para 10. Já os casos de latrocínio- roubo seguido de morte- permaneceram iguais: três em ambos os anos.

Em Parnaíba, foi registrado um homicídio a mais em 2018 do que em 2017 (8 no total). Novamente, a cidade não anotou casos de latrocínio ao longo do ano. Em relação aos roubos de carga, Barueri apresentou uma queda de 17,9% no ano passado, passando de 89 para 79 casos. Já a cidade parnaibana teve uma alta de 80% nesse tipo de ocorrência, passando de 5 para 9 casos.

Ao contrário do Estado, ocorrências de estupro diminuem

Na contramão do Estado, as cidades tiveram uma importante queda nas ocorrências de estupro. Em Barueri, os casos diminuíram 19,2% entre 2017 e 2018, passando de 97 para 83 registros.

Já em Santana de Parnaíba, a redução foi mais significativa, de quase 55%. Os casos passaram de 53 para 24 entre os dois últimos anos.

Em todo o Estado, as ocorrências de estupro saltaram cerca de 12,2%, passando de 2.213 registros para 2.485. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/