Para moradores com veículos de Parnaíba, IPTU terá desconto de 5%
Benefício deve ser solicitado em locais indicados pela Prefeitura até o dia 30 deste mês
O mês de janeiro é marcado por gastos típicos, como o pagamento de tributo e licenciamento de automóveis, matrículas de unidades educacionais, material escolar e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que costumam pesar no orçamento do começo do ano. Porém, em Santana de Parnaíba, moradores podem aliviar as despesas de IPTU caso tenham veículos emplacados na cidade.
A administração municipal parnaibana abate até 5% sobre o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no IPTU para contribuintes que tenham carros licenciados na cidade, ou que fizerem a transferência para o município.
Para adquirir o benefício, moradores devem solicitar o desconto até o dia 30 deste mês em locais indicados pela prefeitura no site, caso desejem pagar o imposto em cota única. Após a data limite, é possível que haja a restituição em conta até o dia 30 de setembro para veículos usados ou até 30 de dezembro para veículos 0 km. Aos moradores que optarem pelo pagamento parcelado, as datas para a restituição são as mesmas.
Em Alphaville, o abatimento pode ser requerido na Administração Regional, que fica na Av. Dr. Yojiro Takaoka nº 2711 (entre os Residenciais 3 e 4). O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
É preciso levar os seguintes documentos: RG e CPF de todos os proprietários, capa do carnê de IPTU do ano vigente, onde constam os dados do imóvel, comprovante de pagamento IPVA 2019, documento do veículo que será dado desconto no RENAVAM, contrato social (se o veículo estiver no nome de Pessoa Jurídica e o imóvel de Pessoa Física ou vice-versa), certidão de casamento e contrato de locação (caso necessário). Dados do último levantamento de frota do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de outubro de 2018, indicam que há 82.564 veículos licenciados em Parnaíba, que poderiam requerer o desconto.
Reajuste
Neste ano, o reajuste no imposto foi de 4%, necessário para "adequar o orçamento", de acordo com o prefeito Elvis Cezar. Porém, moradores têm alegado que os carnês recebidos estão com valores superiores ao proposto.
Segundo a Prefeitura, a população pode tirar dúvida sobre os valores no site da administração ou pessoalmente no NAT – Núcleo de Atendimento Tributário (Rua Max Zendron, 77 – Jd. Professor Benoá). Telefone: 4622-7400.