Para melhorar o trânsito, prefeitos não descartam patinetes elétricos como solução
Modais alternativos serão nova aposta das gestões. Parceria com iniciativa privada pode propiciar vinda de equipamentos
Febre na capital, os patinetes elétricos podem em breve chegar a Barueri e Santana de Parnaíba. Isso porque as administrações municipais se mostram favoráveis à implantação de modais de transportes alternativos, visando colocar o fim ou ao menos tentar amenizar o trânsito em Alphaville e região, que a cada dia se torna mais insustentável, de acordo com moradores.
Após mandatos concentrados na área da saúde, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, afirmou em entrevista à Folha de Alphaville, que pretende investir mais no sistema viário do município. Para o gestor, há a possibilidade de criar novas ciclovias em diversos bairros da cidade. "Precisamos fazer um estudo detalhado, é claro. Mas acredito que seja viável criar novas faixas voltadas para ciclistas e outros tipos de transporte alternativo de Alphaville até o bairro Jardim Paulista; no Centro até o Jardim Belval, passando pela Avenida Exército Brasileiro e Corredor Oeste, na parte plana", disse Furlan.Segundo o gestor, a vinda dos patinetes elétricos poderia ser algo benéfico à região, desde que regulamentada corretamente para que não haja acidentes, como os relatados em São Paulo e outras cidades do país, onde esse tipo de transporte já foi disseminado. "Pretendemos desenvolver um bom projeto com a iniciativa privada para trazer esses equipamentos à cidade. Para isso, faríamos uma pesquisa entre os moradores e uma audiência pública para verificar se não há nenhum empecilho para a implantação desse tipo de modal", explicou Furlan.
Apostando também em novas formas de deslocamento, o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, afimou que, ainda neste ano, a administração dará início à construção de mais de 10 km de ciclovias no município. "Faremos faixas desde o Colinhas Anhanguera até Alphaville", garantiu o gestor.
Elvis também afirma que os patinetes elétricos podem ser uma solução para os congestionamentos de Alphaville. "Pretendo procurar a Yellow para fomentar uma parceria, a fim de desenvolvermos um projeto que ajude na mobilidade, sem qualquer risco à população", ressaltou o prefeito.
Procurada pela reportagem, a Yellow, uma das empresas responsáveis pela vinda dos patinetes a São Paulo, informou que, no momento, não disponibiliza os equipamentos para os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba. A empresa afirma ainda que procura expandir os serviços, porém não informou prazos.
Ciclofaixas
Atualmente, Alphaville conta com apenas uma ciclofaixa na Avenida Doutor Dib Sauaia Neto Neto – Via Parque, que se estende de Barueri até Santana de Parnaíba. O local funciona das 7h às 13h, aos domingos e feriados.
No momento, está em trâmite uma proposta da vereadora de Santana de Parnaíba, Sabrina Colela, que propõe a ampliação do horário de fechamento da Via Parque para às 15h e extensão do bloqueio aos sábados. O requerimento também foi enviado à Barueri, para que a ampliação também se desse no trecho da cidade.