Para melhorar o trânsito, gestões investem em obras de mobilidade
Em Barueri, Furlan dialoga com Estado e CCR para a construção de marginais na Castello Branco até Aldeia da Serra
Uma pesquisa da Visa, intitulada "O futuro do transporte: mobilidade na era da megacidade", que foi divulgada nesta semana, apontou que uma das tendências globais foi a percepção entre as pessoas de que o tempo de descolamento aumentou nos últimos anos. O principal motivo para essa alta no período gasto é somente um: o trânsito.
Com uma frota que cresce pelo menos 1% ao mês, os moradores das cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, que possuem cerca de 176.958 e 83.327 veículos no total, respectivamente, de acordo com dados de janeiro deste ano, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), relatam, cotidianamente, filas de congestionamento, principalmente em Alphaville, mesmo em dias sem quaisquer intercorrências, como situações de acidentes ou adversidades climáticas- chuvas e temporais. "Vias de tráfego já não suportam esse fluxo há muito tempo, se não houver uma mudança e barrar a verticalização, Alphaville em poucos anos vai ficar intransitável em qualquer horário", disse um morador, em um grupo nas redes sociais.
Ciente da necessidade da realização de medidas que auxiliem ou amenizem o trânsito nessa região, as administrações municipais executam intervenções e já planejam novas obras. Em Barueri, já está na fase final de construção o Viaduto do Araguaia, que de acordo com a gestão, será entregue no final do mês de maio. O investimento, com construções e alargamento de vias, tem como objetivo desafogar o fluxo de entrada e saída de veículos na região de Alphaville e Tamboré, estendendo-se a Santana de Parnaíba. A estimativa é diminuir de 30 minutos a uma hora o deslocamento nos horários de pico na região.
Em entrevista à Folha de Alphaville, o prefeito da cidade, Rubens Furlan, disse ainda que espera que o sistema viário na região melhore com a construção das marginais da Castello Branco, que se estenderão até a região de Aldeia da Serra, um projeto do Governo do Estado que seria realizado pela CCR ViaOeste. "O trânsito piora aqui quando acontece alguma coisa na Castello Branco. Se nós tivermos essa opção, quem estiver na Alameda Araguaia ou Avenida Piracema, por exemplo, entrará com mais facilidade na rodovia", disse o gestor.
Parnaíba
Em Santana de Parnaíba, será iniciada, nos próximos meses, a construção da nova ponte sobre o rio Tietê, que promete melhorar o trânsito na região, uma vez que garantirá fluidez aos motoristas que acessam o centro da cidade, o bairro Fazendinha, além de Alphaville. A administração prevê ainda a instalação de um túnel na Estrada Tenente Marques que vem da Fazendinha.
Santana de Parnaíba executa também, desde o ano passado, uma obra de ligação entre os bairros Cidade São Pedro- Colinas, que visa desafogar o trânsito na região da Fazendinha e reduzindo o tempo de deslocamento entre os bairros, permitindo ainda acesso rápido da Cidade São Pedro até a região de Alphaville/Tamboré. A expectativa é também de realizar uma ligação fácil à Rodovia Castelo Branco, em Barueri.