Domingo, 24 Novembro 2024

Cidades

Outono deste ano deve ser mais seco e mais quente

clima Cidades

Outono deste ano deve ser mais seco e mais quente

Nova estação teve seu início oficial nesta quarta (20) e está programada para se estender até 21 de junho

Outono terá temperaturas elevadas e tempo seco  (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O outono começou nesta quarta-feira (20) trazendo consigo a promessa de um período marcado por temperaturas elevadas e baixa umidade em diversas regiões do Brasil. A nova estação teve seu início oficial às 0h06 do dia 20 de março e está programada para se estender até as 17h51 do dia 21 de junho.

Em Barueri e Santana de Parnaíba, a nova estação trará consigo uma frente fria a partir de sexta-feira (22). As temperaturas em Alphaville devem oscilar entre máxima de 24ºC e mínima de 17ºC, refletindo a influência da onda de frio.

Estação com clima atípico

O outono, conhecido como uma estação de transição entre o calor intenso do verão e o frio do inverno, normalmente é caracterizado por chuvas escassas no interior do país e temperaturas amenas. No entanto, este ano, os efeitos persistentes do fenômeno climático El Niño, aliados a uma atmosfera mais quente influenciada pelo Oceano Atlântico aquecido, apontam para um outono com características atípicas.

Segundo especialistas do Climatempo, a combinação desses fatores resultará em um período de mais calor e tempo seco do que o registrado no ano anterior. Prevê-se que até por volta do dia 21 de abril, uma frente fria avance pelo território nacional, quebrando o padrão de calor predominante. Com a chegada dessa massa de ar frio, é esperada uma queda nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/