ONGs enfrentam abandono de pets e queda no número de adoções no fim do ano
Segundo entidades da região, redução no número de animais adotados ultrapassa os 50%
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Dados do Instituto Pet Brasil (IPB) revelaram que, apenas em 2023, cerca de 185 mil animais foram abandonados ou resgatados após sofrerem maus-tratos. Nesta época do ano, esse cenário tende a piorar, pois há um aumento no número de abandonos.
"O abandono de animais cresce muito nessa época do ano e o motivo é que muitas famílias querem viajar, ir às festas e acabam abandonando cães e gatos", explicou Renata Buono, que está à frente da ONG Anjosdos Bichos. Atualmente, a entidade conta com 82 pets prontos para ganhar um
novo lar.
Outro cenário que preocupa é a queda de adoções, que também acaba sendo uma tendência nesta época de festas de fim de ano.
explicou Ana Luisa Carboni, presidente da ONG SOS Pet Alpha, que trabalha no resgate e acolhimento de cães e gatos em situação de risco na região.
Os interessados em adotar um pet podem entrar em contato pelo Instagram da
Anjos dos Bichos (@anjosdosbichos) e da SOS Pet Alpha (@sospetalpha).
Dezembro Verde
Durante todo este mês, acontece a campanha Dezembro Verde, que visa
combater o abandono animal, defender a adoção responsável e incentivar a população a denunciar os crimes de maus-tratos.
A pena para quem abandonar animais é de reclusão de dois a cinco anos, multa, além da proibição da guarda.
É possível denunciar casos de maus-tratos à Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), pelo site (webdenuncia.sp.gov.br/
depa). Já nos atos de crueldade que exigem necessidade de flagrante, é possível acionar a Polícia Militar, pelo telefone 190.