Obra na Rodovia Castello Branco terá novas pontes e remodelação do acesso a Alphaville
Extensão das marginais, que acontecerá do km 23 ao 32, teve início nesta semana e deve durar três anos
Nesta semana, foram iniciadas as obras de extensão das pistas marginais da Rodovia Castello Branco. Em sua primeira fase, será feita a construção da faixa adicional no entorno de Barueri. Uma remodelação do acesso a Alphaville também está prevista.
O projeto, que será executado pela concessionária CCR ViaOeste e deve ser finalizado em três anos, contempla a construção de vias marginais do km 23 ao km 27, em ambos os sentidos, passando de quatro para sete faixas.
Segundo a CCR, serão erguidas duas novas pontes sobre o Rio Tietê, paralelas à atual Ponte Guilherme de Almeida, e haverá também adequações do sistema viário, com interligações à Av. Dr. Dib Sauaia Neto, Rua da Prata, Av. Guilherme Perereca Guglielmo e novo acesso para a Av. Café do Ponto.
Já a partir do km 27 ao 32, sentido interior, será criada uma faixa adicional, totalizando quatro rolamentos.
À reportagem, a Prefeitura de Barueri informou que a Secretaria de Mobilidade Urbana está elaborando um plano em conjunto com a CCR para minimizar os impactos causados aos usuários, tendo em vista os municípios vizinhos utilizarem os acessos da rodovia existentes em Barueri.
"Inclusive, serão traçadas rotas alternativas. As obras iniciarão onde não traz impacto ao tráfego de veículos. Primeiro será criada uma faixa adicional junto ao canteiro central, sentido interior, posteriormente a construção das pontes sobre o rio Tietê e na sequência a construções das marginais", explicou.
Trevo de Alphaville
O governo de São Paulo anunciou ainda que o trevo de acesso a Alphaville, no km 23, também será remodelado. Segundo a CCR, o local terá adequações viárias, permitindo melhor fluidez no trânsito para a Al. Rio Negro, Av. Tamboré, Estr. da Aldeinha, Av. Berna, Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, Rua Bahia, Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues e Al. Xingu.
"O trevo de Alphaville é a segunda maior intervenção das marginais, pois ele vai remodelar a entrada do bairro com passagens em desnível, evitando os cruzamentos e, assim como a duplicação sobre o Rio Tietê, é uma obra estruturante", explicou o governador à reportagem. O trevo de acesso a Barueri, no km 26, também passará por modificações.