Sábado, 23 Novembro 2024

Cidades

O que foi destaque em 2023

Retrospectiva Cidades

O que foi destaque em 2023

A reportagem selecionou os principais acontecimentos em Alphaville e região neste ano que está chegando ao fim 

Foto: @FelipeBarrosPhotos

Obras na Castello Branco a todo vapor  

Em maio, o complexo de obras realizado na Rodovia Castello Branco pela CCR ViaOeste completou 1 ano. De lá pra cá, diferentes avanços já foram notados. Entre os destaques está o início da remodelação do trevo de Barueri, a construção das novas pontes Guilherme de Almeida e a faixa adicional implantada do km 27 ao km 32. Já o trevo de Alphaville como um todo deve ser concluído no segundo semestre de 2024, em que haverá novos acessos e a eliminação de cruzamentos.

Foto: Folha de Alphaville

Adeus à parte dos fios pendurados

Desde junho de 2022, a Enel trabalha para o enterramento da rede elétrica em algumas alamedas de Alphaville. A empresa informou que, até o fim deste ano, deve ser entregue o aterramento dos fios no trecho da rotatória da Al. Araguaia com Al. Rio Negro e na Al. Araguaia entre o viaduto Antônio Furlan e Av. Piracema. O processo deve acontecer ainda na Al. Rio Negro, entre a Rodovia Castello Branco e Al. Mamoré, na Al. Araguaia, entre Av. Sylvio Honório Álvares Penteado e Av. Piracema, e na Av. Piracema, partindo da Araguaia até a Marcos Penteado.

@FelipeBarrosPhotos

Alphaville 50tou!

Em setembro, Alphaville celebrou seus 50 anos de existência. O que começou como uma visão ousada e inovadora em 1973, se tornou um símbolo de sucesso, sustentabilidade e qualidade de vida. Nesta jornada de meio século, Alphaville é um exemplo inspirador de como um planejamento inteligente e uma comunidade unida podem moldar o futuro. Hoje ganhou fama em todo o Brasil por ser um bairro que combina segurança, infraestrutura completa e áreas verdes.

Foto: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba

Cidade mais segura do país 

Santana de Parnaíba foi considerada a cidade mais segura do país pelo Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems. O levantamento apontou como destaques a taxa de 3,9 homicídios para cada 100 mil habitantes, 290,7 policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito por cem mil habitantes, investimento em segurança de R$199,7 por habitante e existência de Centro de Controle e Operações.

Foto: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba

Segurança nas escolas

Após os ataques a escolas em diferentes partes do Brasil, as escolas do bairro ampliaram as medidas de segurança para tranquilizar os pais e como forma de prevenção. Nas instituições da rede municipal de ensino, Barueri colocou a presença de viaturas e agentes na porta das escolas, enquanto Santana de Parnaíba montou um esquema operacional para todos os colégios com Guarda Municipal.

Foto: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba

Mobilidade em foco

Santana de Parnaíba anunciou um plano abrangente para melhorar a mobilidade urbana no bairro. Entre as ações planejadas está o estudo para a criação de rotas alternativas para desafogar o tráfego nas Avenidas Yojiro Takaoka, Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues e Universitário. Já a Prefeitura de Barueri deu início ao alargamento de um trecho da Av. Alphaville, entre a Av. Andrômeda e a divisa com o município de Santana de Parnaíba para melhores condições de acesso aos usuários da via e de seu entorno, favorecendo também a fluidez do tráfego local.

Foto:@FelipeBarrosPhotos

Pelas nossas florestas

Em julho, o Conselho De Defesa Do Meio Ambiente Municipal Sustentável de Santana de Parnaíba deu parecer favorável para a criação do programa Reflorestar. A iniciativa visa implantar ações para a conservação, recuperação e proteção da cobertura vegetal no município e implementar serviços que priorizem, principalmente, a compensação ambiental. Além disso, um levantamento da SOS Mata Atlântica revelou que a cidade tem "nível zero" de desmatamento desde 2021, e Barueri, desde 2012, em que o desflorestamento é menor do que 100 hectares por ano.

Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville

Aumento da malha cicloviária 

A Prefeitura de Barueri publicou o processo de concorrência pública para a construção de uma ciclovia e ciclofaixa que conectará Alphaville a Aldeia da Barueri. O equipamento será instalado em um trecho da Via Parque, na Av. Dr. Dib Sauaia Neto, em Alphaville, passando pela ponte Akira Hashimoto e terminando na estação de trem da CPTM Antônio João.

Foto: Beatriz Lucato/Secom Barueri

Mais saúde 

Em setembro, a obra do novo Hospital Regional de Barueri "Rota dos Bandeirantes" foi entregue à gestão do Estado de São Paulo. Localizado na Av. Aníbal Correia, o equipamento é resultado de um convênio firmado em agosto de 2019 entre a administração municipal e o governo estadual. A previsão da prefeitura é que o hospital comece a funcionar em fevereiro de 2024.

Foto: Benjamim Sepulvida/Secom Barueri

No topo dos rankings

As cidades tiveram destaques em diferentes rankings e pesquisa. Barueri foi considerada a cidade mais sustentável do país, segundo Ranking de Cidades Sustentáveis 2023, ficando em 1° lugar entre 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Já Santana de Parnaíba ficou entre os dez municípios mais competitivos do país, angariando o 9° lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023. 

Foto: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba

Duplicação da Estrada Bela Vista

Em um trecho com extensão de pouco mais de 1,6 km, Santana de Parnaíba realiza a duplicação da Estrada Bela Vista, importante via de ligação entre o Centro da cidade e Fazendinha com Alphaville. Todo o trajeto da estrada está passando por um processo de readequação, abrangendo desde a nova ponte sobre o Rio Tietê até o Cão Clube Alphaville. Estão sendo criadas novas faixas, visando a eliminação de pontos de risco de acidentes.

Foto:@FelipeBarrosPhotos

Lugar de gente feliz

Em abril, o Mapa da Felicidade do Estado de São Paulo, feito pelo Instituto Cidades, revelou que região onde Barueri e Santana de Parnaíba estão inseridas teve aumento de 5% na felicidade, passando de 6,19 em 2004, último ano em que foi feito, para 6,51 em 2023. Em uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville, 96% dos moradores das cidades disseram que são felizes onde moram.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/