Números de furtos têm queda em Barueri e Santana de Parnaíba
Dados são do mês de março em comparação a 2022. Redução foi de 6% e 25%, respectivamente
No mês de março, as cidades registraram queda no número de furtos. Segundo dados levantados pela reportagem na Secretaria da Segurança Pública do Estado de SP (SSP), em Barueri, houve uma redução no índice de 6,69%. Em Santana de Parnaíba, essa porcentagem de declínio foi ainda maior, atingindo o patamar de 25%. As informações se referem à comparação com o mesmo período de 2022.
De acordo com o órgão, no município barueriense, no mês passado, foram anotadas 209 ocorrências de furtos no município, contra 224 no ano passado.
Já em Parnaíba, os crimes deste tipo passaram de 72 em março de 2022 para 54 neste ano. A cidade também anotou queda em outros índices, como roubos - outros (-25%) e de furtos de veículos (-37,5%).
No primeiro trimestre
Em relação ao primeiro trimestre deste ano, ou seja, janeiro, fevereiro e março, o cenário também é de redução dos furtos em Barueri. Conforme informações da SSP, nos três primeiros meses do ano, foram 562 ocorrências, ante 570 em 2022. A queda foi de 1,40%.
Em Santana de Parnaíba, a situação é de estabilidade, em que o número de casos de furtos se manteve o mesmo nos dois períodos citados, chegando a 166 em cada trimestre.
Ações
Recentemente, a Prefeitura de Santana de Parnaíba destacou que, nos últimos anos, tem feito investimentos na área de segurança, com treinamentos e cursos de formação continuada da guarda municipal, a renovação constante da frota de viaturas municipais, aquisição de armamentos e equipamentos novos, implantação das inspetorias regionais em pontos estratégicos do município, instalação de iluminação em 100% da cidade, além das frequentes operações policiais de combate à criminalidade.