Novo secretário de Segurança de Barueri quer integração com moradores
Coronel Rinaldo, que substitui Regina Mesquita, diz que proximidade ajuda no diagnóstico
Nesta quinta-feira (14), o Coronel Rinaldo Pereira foi nomeado o novo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri. O cargo era ocupado por Regina Mesquita. A mudança tem como objetivo a reformulação da pasta.
À reportagem, o secretário, que trabalhou cerca de 30 anos na Polícia Militar, afirmou que buscará uma integração entre a Guarda Municipal e os moradores. "O Conseg tem sua utilidade inquestionável. Quando atuei aqui pela primeira vez, nós íamos também nas comunidades, buscávamos as lideranças. Esse modelo se mostrou útil, pois a população era presente e nós colhemos muitos dos resultados dessa interação. Quero construir uma segurança pública que atenda paritária e igualmente", afirmou.
Furtos de veículos
Um dos índices de crimes que tiveram aumento este ano no município foi o de furto de veículos. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de janeiro a agosto, foram 350 contra 214 no mesmo período de 2020, alta de 63,55%. Em Alphaville, os locais com maior número de ocorrências foram a Al. Rio Negro e a Av. Piracema.
"Quando se cuida de furto de veículo em uma região como Alphaville só há um segmento, o policiamento ostensivo a pé. No momento em que alguém se aproxima do carro, o policial faz uma abordagem, é uma presença efetiva. A Alameda Madeira é historicamente um local com muitos furtos, mas conseguimos na época, com essa estratégia, reduzir isso", apontou.