Novo golpe no WhatsApp usa convite para suposta festa VIP
A Kaspersky, empresa especializada em segurança online, tem monitorado a prática e deu o alerta explicando como funciona o truque
Supostos convites gratuitos para eventos de cantores famosos são a isca para um novo golpe no WhatsApp. A Kaspersky, empresa especializada em segurança online, tem monitorado a prática e deu o alerta explicando como funciona o truque.
De acordo com a empresa, um suposto organizador de eventos liga para o número da vítima, dizendo que ela ganhou ingressos VIP para uma festa ou show. O golpista envia um código por mensagem e pede a confirmação dos números recebidos.
Entretanto, o número solicitado é o código de verificação da conta no WhatsApp. Se a vítima passar o código ao criminoso ele conseguirá acesso a todas as informações do perfil, inclusive podendo bloquear a utilização da conta pelo verdadeiro dono.
Com o acesso a conta e aos dados, o criminoso se passa pela vítima e começa a aplicar golpes em familiares e amigos dela, geralmente pedindo dinheiro.
"A autenticação em duas etapas sempre foi a única maneira de evitar o roubo do WhatsApp e agora está sendo usada maliciosamente. Isso só reforça a necessidade de as pessoas entenderem a real importância da segurança de seus dados. A app é usado amplamente em nossas vidas pessoais e também é uma ferramenta essencial para diversos trabalhos. Imagine ficar sem acesso a ele por dias ou algumas semanas?", destaca Fabio Assolini, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.