No lado de Barueri, Alphaville conta com mais de 82 mil árvores
Dados são da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri. Dia da Árvore é celebrado nesta quinta-feira (21)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Nesta quinta-feira (21) é celebrado o Dia da Árvore, que tem como principal objetivo lembrar a importância da preservação do meio ambiente e das florestas em geral. Barueri conta com mais de uma árvore para cada morador. Só em Alphaville, há 82,4 mil espécies.
De acordo com dados da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente da cidade, em todo o município, são 428,9 mil unidades. Somente neste ano já foram plantadas 1.850 mudas. A informação foi levantada à pedido da reportagem, com exclusividade.
Com uma população estimada na cidade de 316,4 mil pessoas, segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município teria mais de uma árvore por habitante. O saldo positivo é de 112,5 mil.
Áreas verdes preservadas
Do lado de Santana de Parnaíba, Alphaville abriga a Reserva Biológica do Tamboré. Esta área preservada é uma das maiores Unidades de Conservação (UC) ambientais em perímetro urbano em todo o Brasil, abrangendo 3.673.385,71 m².
Há ainda a a Reserva Vuturussu, área de Mata Atlântica com cerca de 2.500.000 m² que, em 2020, foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Estado de São Paulo. O espaço, que fica entorno dos residenciais Gênesis I e II, tem 53 espécies de fauna catalogadas, 107 da flora, oito nascentes, 18 cursos d'água e cinco trilhas ecológicas.
Expectativa de vida
Os números garantem uma expectativa de vida maior aos residentes da cidade. Segundo cientistas, a qualidade de vida e a longevidade estão ligadas a vários fatores, e o convívio com as árvores também influenciam.
Um estudo da USP aponta que a expectativa de vida nas áreas mais arborizadas fica perto dos 80 anos. Já nos locais com menos verde, não chega a 60 anos.