Na região, qualidade do ar apresentou uma leve melhora, afirma Cetesb
Segundo o órgão, o progresso se deu no que diz respeitos aos poluentes de origem veicular
Um estudo divulgado nesta segunda-feira (4) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que quase toda a população global respira ar que excede os limites de qualidade.
Apesar do cenário, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que na Região Metropolitana de SP, onde estão Barueri e Santana de Parnaíba, houve uma melhora na qualidade do ar ao longo dos anos.
"Nos dois últimos anos, em função da pandemia de Covid-19, houve uma leve melhoria da qualidade do ar no que diz respeitos aos poluentes de origem veicular como, por exemplo, o monóxido de carbono", explicou.
Melhoria
Para melhorar a qualidade do ar, a OMS indicou medidas, como construir sistemas de transporte público seguros e acessíveis e redes amigáveis para pedestres e ciclistas.
Em Barueri, a Secretaria de Mobilidade Urbana realiza um plano de mobilidade urbana. Em recente entrevista, José Oliveira, coordenador técnico de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito, explicou que o plano trará melhoria no transporte público e na criação de novos modais de transportes, como ciclovias e ciclofaixas.
Além disso, a projeção de copa de árvores no município está em 19,31%, importante para preservação da umidade relativa e temperatura do ar, informou a Cetesb.
Em Parnaíba, neste sentido, está em andamento o projeto Arborizar que visa plantar mais 50 mil árvores nativas. A gestão implantou ainda 30 km de ciclovias, segundo Plano de Metas.