Na região, Barueri e Santana de Parnaíba são as menos vulneráveis à pandemia, aponta Instituto Votorantim
Em relação aos municípios do Cioeste, cidades ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente
Pelo segundo ano consecutivo, Barueri e Santana de Parnaíba se destacaram no Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) 2021, do Instituto Votorantim, que indica o grau de vulnerabilidade de cada município em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19.
Segundo informações do levantamento, que foi divulgado recentemente, entre as cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), Barueri foi considerada a menos vulnerável, com 47,06 pontos. Em seguida, vem Parnaíba com o segundo lugar, com uma pontuação de 47,89.
Além desses dois, a reportagem levou em conta os municípios de Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Pirapora do Bom Jesus.
Para a elaboração do índice, o instituto considera fatores como a proporção da população idosa, a proporção da população ocupada, o número de leitos hospitalares e de UTI e o índice de eficácia no enfrentamento a pandemia.
Itapevi aparece como a terceira menos vulnerável da região (49,42), seguida por Cotia (49,45), Jandira (50,69), Pirapora do Bom Jesus (51,74) e Osasco (58,79). Em último lugar nesta lista vem Carapicuíba, com pontuação de 63,49.
Panorama
Nesta quarta-feira (15), segundo boletim epidemiológico da prefeitura, Barueri chegou a um total de 32.283 casos confirmados da Covid-19 e 1.099 óbitos. Em Santana de Parnaíba, de acordo com dados da Fundação Seade desta quarta (15), a cidade tem 15.227 infectados pela doença e 369 vítimas fatais.