Na contramão do país, Barueri e Santana de Parnaíba avançam em índice de educação
Terceira edição de estudo feito pelo CEDAC avaliou 4.909 municípios. Cidades ficaram acima da média nacional
Em relação aos oito municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), ou seja, Barueri, Santana de Parnaíba, Osasco, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Cotia e Pirapora do Bom Jesus, o município barueriense e parnaibano foram os que tiveram melhor resultado na região.
"Não estou fazendo sozinho o trabalho na educação. Os professores da rede abraçaram esta causa e estão entusiasmados em promover a melhor educação. Estamos fazendo um esforço muito grande", contou o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, à Folha de Alphaville.
Já o gestor de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, disse à reportagem que projetos especiais aplicados na educação trazem melhoria no ranking da área. "Nós estamos trabalhando forte a educação na cidade, melhorando o material pedagógico, a infraestrutura, empregando projetos especiais, como Mind Lab e robótica, que ajuda muito na formação das crianças".
Investimentos
Para alcançar bons resultados, Barueri vem investindo em tecnologia nas salas de aula. A cidade foi a primeira do Brasil a implantar a tecnologia do Google for Education, que possibilita aos educadores manter o aprendizado personalizado, e os alunos ganham mais tempo para aprender.
"Estamos adquirindo novos chromebooks e tem ainda as lousas eletrônicas e aparelhos para videoconferência. Nossos alunos têm tudo para ter acesso a tecnologia", disse o prefeito.
O que é o IOEB?
O IOEB é um índice único para cada território, seja município, estado ou Distrito Federal, que engloba toda a educação básica, desde o ensino infantil ao médio, de todas as redes existentes no local. Ele foi criado em 2015 por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e Fabiana de Felicio, ex-diretora de estudos educacionais do Inep, e considera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e outras variáveis de acesso, como vagas em creche e pré-escola.