Na contramão do Estado, região tem alta de homicídios dolosos
Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) comparam os anos de 2016 e 2017
De acordo com dados divulgados na quarta-feira (24) pela Secretaria da Segurança Pública, as cidades da região apresentaram alta nos crimes relacionados a homicídios dolosos, quando há intenção de matar, de 2016 para o ano passado; diferentemente do Estado que anotou queda.
Em Barueri, o aumento do número de assassinatos foi de 27,2%, quando os casos passaram de 22, em 2016, para 28, no ano passado. A quantidade de latrocínios, roubo seguido de morte, também cresceu, no período citado, de zero para três.
Os roubos em geral tiveram queda, de 1.461 ocorrências para 1.155 (20,9%). No município de Santana de Parnaíba, os homicídios também contabilizaram crescimento, de 75%, quando as ocorrências saltaram de quatro, em 2016, para sete, no ano passado. A quantidade de latrocínios caiu de um para zero, na época mencionada. Assim como roubos em geral, de 126 para 123.
Ações municipais
Para combater a criminalidade, as Prefeituras informaram que estão investindo na área de segurança. Segundo a administração de Barueri, as ações tomadas pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana desde o início de janeiro de 2017 tiveram impacto positivo na redução e controle da criminalidade.
"Estamos trabalhando na eficácia das intervenções locais e também na prevenção como estratégia de redução da criminalidade. Acompanhamos que as estatísticas criminais recentes divulgadas pela SSP/SP confirmam a redução e controle dos delitos, percepção esta que se verifica nas ruas", falou a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita.
"Destacamos que a GCM orienta suas ações e esforços na manutenção do controle dos indicadores de incidência criminal, e no momento, especialmente nos crimes contra a pessoa e crimes patrimoniais, tais como homicídios (que estão sobre controle), roubo / furto de veículos e roubos em geral, todos em queda", concluiu.
Parnaíba
Em Parnaíba, há câmeras de segurança instaladas nos principais pontos da cidade. O município conta ainda com o sistema detecta, que verifica, pormeio de monitoramento, veículos suspeitos de roubo. Também são feitas ações pontuais como blitz e rondas noturnas, além de cursos de aperfeiçoamento e novas técnicas aplicados aos guardas municipais. Atualmente a corporação conta com 540 agentes.