Sábado, 27 Abril 2024

Cidades

Municípios tiveram juntos dez furtos de cabos de energia elétrica

Cidades

Municípios tiveram juntos dez furtos de cabos de energia elétrica

Foram quatro ocorrências em Barueri e seis em Parnaíba

Em 2022, ambos os municípios tiveram seis casos de furto de cabos cada (Foto: Folha de Alphaville)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O roubo de cabos é um problema que tem se agravado no país. Na última semana, segundo uma publicação nas redes sociais, moradores flagraram dois indivíduos furtando a fiação de um poste na região do Tamboré.

Dados da Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica, revelaram que, apenas em 2023, foram registradas 11.660 ocorrências envolvendo furto de cabos da rede elétrica na Grande São Paulo, incluindo as redes aérea e subterrânea operadas pela empresa nos 24 municípios de sua área de concessão.

Segundo a companhia, nas cidades da região, em 2023, foram dez ocorrências deste tipo no total, sendo quatro em Barueri e seis em Santana de Parnaíba. Em 2022, ambos os municípios tiveram seis casos cada.

Ações
Para coibir o furto de cabos de energia elétrica da rede subterrânea, a Enel desenvolveu um novo modelo de tampa de concreto, mais pesadas, que precisa do auxílio de pequenos guindastes para instalação, o que dificulta tentativa de acesso por pessoas não autorizadas.

A distribuidora também monitora o furto de cabos por meio de ações de manutenção preventiva, rondas de segurança e sistema de gestão de alarmes. 

"Caso o consumidor presencie uma ação de furto de cabos, a denúncia pode ser feita, de forma anônima, pelo aplicativo Enel SP e pelo Call Center nos números 0800 72 72 120 (atendi- mento comercial) e 0800 72 72 196 (atendimento emergencial)", destacou em nota.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/