Sexta, 22 Novembro 2024

Cidades

Multas por dirigir sob efeito de álcool diminuem nos municípios em 4 anos

De 2019 a 2022 Cidades

Multas por dirigir sob efeito de álcool diminuem nos municípios em 4 anos

Dados são do Detran-SP. Em Barueri, neste ano, até abril, foram sete multas por dirigir sob efeito de álcool

Em Barueri, neste ano, até abril, foram sete multas por dirigir sob efeito de álcool (Foto: Benjamim Sepulvida/Secom Barueri)

Na segunda-feira (19), a Lei Seca completou 15 anos que entrou em vigor no Brasil. Em Barueri e Santana de Parnaíba, no período de 2019 a 2022, houve uma queda no número de autuações por alcoolemia.

De acordo com dados do Detran-SP, no município barueriense, em 2022, foram contabilizadas 27 multas por consumo de álcool combinado com a direção, enquanto em 2019 foram 87. A redução foi de 68,96% em quatro anos. Em Parnaíba, no último ano, foram registradas 12 autuações, ante 19 em 2019, diminuição de 36,84%.

Neste ano, de janeiro a abril, dados mais recentes, Barueri teve sete multas deste tipo e Parnaíba, duas.

"O Detran-SP contabiliza multas de direção sob influência de álcool, quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, e de embriaguez ao volante, que ocorre se for acima de 0,34 mg. No primeiro caso, o motorista deve pagar multa de R$ 2.934,70 e responder a processo de suspensão da CNH. Já no segundo, além da autuação e da suspensão da CNH, se condenado, o condutor poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão", apontou.

Bafômetro
Em relação aos condutores que se recusaram a soprar o bafômetro, em Barueri, neste ano, até abril, foram quatro autuações, contra 12 no mesmo período de 2022, segundo o Detran-SP.

Em Parnaíba, neste ano, ainda não houve registros desse tipo. Já em 2022, foram 40 multas emitidas.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/