Quinta, 28 Março 2024

Cidades

Moradores de Aldeia da Serra ficam cinco dias sem abastecimento de água

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Moradores de Aldeia da Serra ficam cinco dias sem abastecimento de água

Caso ocorreu na Morada dos Pinheiros e Pássaros. O serviço foi interrompido no dia 12 e retomado no dia 17 

População do bairro é abastecida pela Lago Orion, que hoje está com nível de 12,1 metros

De acordo com dados da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), as cidades de Barueri e Santana de Parnaíba tiveram 14 registros de reclamação por falta de água no órgão no ano passado, duas delas em Alphaville e uma em Aldeia da Serra. 

Apesar de estar ainda no início do ano, em 2020 os moradores de Aldeia da Serra já tiveram que enfrentar este mesmo problema. Na última semana, os residenciais Morada dos Pinheiros e Morada dos Pássaros ficaram sem água nas torneiras. Segundo relatos, a interrupção começou no domingo, dia 12, seguindo até sexta-feira, dia 17. 

Em nota, a Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento na região, esclareceu que a interrupção no serviço ocorreu por uma sucessão de problemas encontrados ao longo da semana. "Inicialmente foi identificada uma falha em válvula reguladora de pressão no sistema de distribuição de água que atende os residenciais, que foi substituída no dia 15. Na sequência, houve um vazamento não visível de água no subsolo, entre as Alamedas das Seringueiras com Pequibas, na Morada dos Pinheiros", disse. 

Ainda segundo a empresa, estão sendo realizadas obras no sistema São Lourenço, o que ampliará a disponibilidade hídrica dos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, incluindo assim as regiões de Alphaville e Aldeia da Serra. "Os investimentos são na ordem de R$ 2,5 bilhões", apontou.

Dados de 2019
Segundo a Arsesp, só no ano passado, em Barueri foram registradas quatro reclamações relacionadas à falta de água. Em Parnaíba, o número chega a dez. "Os meses com maior quantidade de reclamações sobre problemas no abastecimento de água nos municípios foram fevereiro e outubro".

A Agência explica ainda que, quando há problemas, o consumidor deve procurar um dos canais de atendimentos da Sabesp. "A empresa deve comunicar, no prazo de 15 dias, as providências adotadas para a solução das solicitações ou reclamações recebidas. Se após a tratativa da reclamação o usuário não ficar satisfeito ou não tiver seu problema solucionado, poderá contatar o Serviço de Atendimento ao Usuário da Arsesp", explicou.
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