Morador da região cria movimento por ciclistas em Barueri
Renato Afonso criou o site "Barueri com ciclovias, em que são publicadas diferentes postagens alertando para a necessidade de ciclovias
Tornar Barueri "Bike friendly", ou seja, amiga das bicicletas. Este é o principal objetivo do movimento Barueri com Ciclovias, criado pelo morador da cidade, Renato Afonso. A ideia, segundo ele, não é trazer apenas ciclovias para o município, mas também uma infraestrutura completa.
"Nós que pedalamos rotineiramente pela cidade e por Alphaville sentimos na pele todas as dificuldades e a falta de estrutura. Com isto, entendemos que havia uma oportunidade de chamar a atenção da população para a necessidade, não só de ciclovias, mas de uma política pública de micromobilidade urbana, o que envolve a criação de bicicletários e vestiários nos pontos de maior circulação de pessoal, como em estações de trem", explicou Renato.
A forma que o grupo encontrou de chamar a atenção da população foi criando um site (baruericomciclovias.com), em que são publicadas diferentes postagens alertando para a necessidade de ciclovias. "Pretendemos fazer adesivos para carros, além de outdoors e cartazes para chamar atenção da população. Também faremos ações nos parques, shoppings, estações e terminais de ônibus. Com a sensibilização das pessoas, faremos um abaixo-assinado e iremos até a prefeitura e câmara para a criação de uma lei de micromobilidade urbana na cidade", destacou Renato.
História com a magrela
Não é de hoje a relação de Renato com o pedal. O morador da região lembra que desde de criança é apaixonado por bike e que esta era sua principal forma de lazer. "Pedalo diariamente por Barueri, sempre pela manhã. É o meu exercício favorito. Aos fins de semana, gosto de andar até Aldeia da Serra ou fazer uma trilha no interior", disse ele, que completou: "Hoje a falta de infraestrutura é um fator limitante para qualquer ciclista, por isso queremos fazer a diferença e dar mais espaço para quem ama bike, assim como eu".