Quinta, 21 Novembro 2024

Cidades

Mesmo sem casos de febre maculosa, Barueri reforça cuidados

Prevenção Cidades

Mesmo sem casos de febre maculosa, Barueri reforça cuidados

Carrapato-estrela foi encontrado em Alphaville e Aldeia da Serra recentemente

É preciso evitar presença humana e de animais domésticos em locais infestado (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Recentemente, a Prefeitura de Barueri encontrou o Amblyomma sculptum, conhecido como carrapato-estrela, que pode causar a febre maculosa, em alguns bairros da cidade, incluindo Alphaville e Aldeia da Serra. Segundo informações, eles teriam sido identificados no Bradesco Núcleo Alphaville e no One Gramercy Park, além das Moradas dos Lagos e Estrelas.

A gestão informou que, apesar disso, não há nenhum caso confirmado de febre maculosa no município até o presente momento.

"Quaisquer informações sobre infestações em locais particulares são encaminhadas às administrações locais para divulgação aos frequentadores e adoção de medidas de prevenção pertinentes", apontou.

Prevenção
A prefeitura afirmou que, de forma geral, as medidas de prevenção ao carrapato-estrela consistem em evitar a presença humana e de animais domésticos (cães e gatos) em locais sabidamente infestados ou áreas consideradas de risco.

"Caso haja necessidade de se acessar locais de risco, é recomendável o uso de roupas claras (camisa de manga comprida e calça) e calçados (preferencialmente botas) brancos, a  fim de facilitar a identificação e remoção de eventuais carrapatos. Qualquer pessoa que encontrar carrapato no corpo ou tenha frequentado área de risco e passe a apresentar febre súbita, dores de cabeça e musculares deve buscar atendimento médico imediato e informar o fato à equipe médica", enfatizou.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/