Quinta, 21 Novembro 2024

Cidades

Mesmo com chuvas em abril, moradores devem se atentar à economia de água

Cidades

Mesmo com chuvas em abril, moradores devem se atentar à economia de água

Apesar de reservatórios cheios, Sabesp alerta para o uso consciente do recurso, principalmente durante quarentena 

Em caso de falta de água, é possível acionar a Sabesp pelo telefone 195 ou pelo site (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)
É durante o mês de abril que as chuvas diminuem consideravelmente na Região Sudeste, e, segundo o Climatempo, neste ano não deve ser diferente. "Ainda há previsão de chuvas acima da média em toda a Região Sudeste. Logo neste início do mês, o avanço de uma frente fria provoca nebulosidade e chuva, que persiste por dois dias. Após esse período a atmosfera fica mais seca", explicou o meteorologista Filipe Pungirum à reportagem. 

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o reservatório São Lourenço, que abastece Barueri e Santana de Parnaíba, está em condição satisfatória, atuando com 99,1% de sua capacidade, e não traz preocupação iminente. 

Porém, a empresa alerta para a importância do uso consciente da água, principalmente neste período de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

"A água deve ser usada para consumo e higienização adequada, e é importante lembrar que hábitos conscientes não podem ser abandonados em qualquer situação. Entre as dicas para economizar está tomar banhos mais rápidos, usar a máquina de lavar até três vezes na semana e como nível cheio, e não lavar o carro durante a estiagem", destacou a empresa em nota. 

Em caso de falta do recurso, é possível acionar a Sabesp pelo telefone (195) ou pela Agência Virtual (www.sabesp.com.br).

Investimentos

De acordo com a Sabesp, ainda neste primeiro semestre será concluída a obra do sistema Gênesis, que acontece há mais de um ano em Alphaville. A intervenção consiste na implantação de uma adutora com mais de 8 km, que ligará a rede de abastecimento entre Barueri e Santana de Parnaíba, garantindo mais água. Segundo a Companhia, a tubulação é capaz de distribuir 1.500 litros de água por segundo, volume suficiente para atender até 650 mil pessoas, beneficiando não só as citadas, mas outras da região. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/