Mais de 80% dos moradores do bairro estão cuidando mais da saúde mental
Dados são de uma enquete feita pela FA. Neste mês, acontece a campanha Setembro Amarelo
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville na terça-feira (29) mostrou que 80% dos moradores do bairro passaram a cuidar mais da saúde mental no último ano e 50% estão em tratamento com um profissional. Dentre os motivos que levaram as pessoas a buscar ajuda, estão distúrbios como ansiedade e depressão. Participaram da enquete mais de 160 pessoas.
Segundo a psicóloga Camila Perego, houve, de fato, um aumento no cuidado com a saúde mental devido a uma maior conscientização da população. "São várias as causas que levam uma pessoa a desenvolver depressão e ansiedade. No entanto, percebo que dois fatores que têm contribuído significativamente para esses problemas são o imediatismo e a autocobrança, que podem gerar sentimentos de angústia, medo e culpa", explicou.
De acordo com a especialista, não há como viver de forma plena, leve e fazer escolhas mais assertivas, sem cuidado com a saúde mental. "Mente e corpo precisam estar em sintonia para que tudo flua melhor, pois quando a mente não está bem, o corpo adoece".
Setembro amarelo
Para prevenir o suicídio e conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental, neste mês, acontece a campanha Setembro Amarelo, em que as cidades promovem ações sobre o assunto. "Ela é importante para que haja uma psicoeducação da sociedade sobre as emoções, sobre o quanto elas influenciam as nossas escolhas e para a conscientização desse cuidado com a saúde mental", apontou Camila.