Mais de 65% dos moradores de Alphaville pretendem tomar a 4ª dose da vacina
Municípios já disponibilizam o imunizante para pessoas com mais de 50 anos, além de profissionais de saúde
O Ministério da Saúde publicou, no dia 4, uma nota técnica autorizando a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas de 50 anos ou mais e profissionais de saúde maiores de 18 anos. Anteriormente, apenas idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos podiam receber o imunizante. Barueri e Santana de Parnaíba já realizam a vacinação do público-alvo.
Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville, nesta quarta-feira (8), mostrou que a grande maioria dos moradores do bairro (68%), acima de 50 anos, vai tomar a segunda dose de reforço. Já 32% informaram que não pretendem tomar.
Além disso, o levantamento revelou que 94% dos moradores já completaram o ciclo vacinal, com duas doses ou dose única, e 84% responderam que tomaram a terceira dose, que está disponível atualmente para pessoas a partir de 12 anos. Mais de 150 pessoas participaram da enquete.
Especialista
À reportagem, Carla Kobayashi, infectologista do hospital Sírio-Libanês, explicou que é importante tomar a dose de reforço, pois ela aumenta a proteção contra as formas graves da Covid-19.
"Com o passar do tempo da última dose da vacina, a imunidade vai reduzindo, principalmente, após 4,6 meses. Depois desse período, o risco de desenvolver quadro grave da doença é maior", explicou.
Onde se vacinar
Tanto Barueri como Santana de Parnaíba já iniciaram a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19, sem agendamento. Em Barueri, a dose está disponível nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Nos fins de semana e feriados, a vacinação ocorre na UBS Benedito de Oliveira Crudo (Rua Benedita Guerra Zendron 225), das 8h às 17h.
Em Parnaíba, a imunização acontece nas unidades de saúde, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para receber a dose, é preciso ter tomado a terceira há, pelo menos, quatro meses.