Mais de 50 incêndios florestais aconteceram em Barueri e Santana de Parnaíba neste ano
No último fim de semana, duas áreas de mata em Alphaville pegaram fogo. Não houve vítimas
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
No fim de semana, dois incêndios atingiram regiões de mata em Alphaville. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. Neste ano, Barueri e Santana de Parnaíba já registraram juntas 56 ocorrências de incêndios florestais.
De acordo com o órgão, no sábado (4), o fogo atingiu uma área de mata protegida próximo ao Tamboré 10. O chamado foi feito às 20h56, em que as duas equipes saíram do local no domingo (5), por volta das 5h da manhã. Já no domingo (5), às 22h40, a equipe dos Bombeiros foi chamada para apagar as chamas em uma área de vegetação próxima ao residencial Gênesis I.Segundo dados levantados pelo Corpo de Bombeiro a pedido da reportagem, neste ano, Barueri registrou 33 casos de incêndios flores- tais no município, enquanto em 2023 inteiro foram 80. Em Santana de Parnaíba, já são 23 ocorrências deste tipo em 2024. No ano passado, o Corpo de Bombeiros anotou um total de 77 incêndios.
Entre junho e outubro é o período mais seco do ano. As projeções meteorológicas para o estado podem favorecer a ocorrência de incêndios florestais nos próximos meses, segundo a Defesa Civil de SP. Entre as características do clima que devem contribuir para as chamas estão as ondas de calor e a baixa umidade relativa do ar.
"No ano passado, o que a gente tinha era uma atmosfera que estava respondendo de uma forma melhor ao período de seca e estiagem. Houve maior ocorrência de chuvas do que esperado. Já neste ano, estamos passando pelo El Niño. Por mais que ele esteja enfraquecido, ainda sofremos as consequências dele. As projeções mostram temperaturas acima do que é normalmente esperado para os meses de maio, junho e julho", explicou Vitor Takao Suganuma, meteorologista da Defesa Civil.