Domingo, 24 Novembro 2024

Cidades

Maioria das clínicas do bairro anota alta na busca por vacina contra HPV

Prevenção Cidades

Maioria das clínicas do bairro anota alta na busca por vacina contra HPV

Assim como no estado, Santana de Parnaíba passou a disponibilizar o imunizante em dose única

Segundo especialistas, vacina previne contra doenças causadas pelo HPV, como câncer de colo uterino (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Desde o mês passado, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo adotou o esquema do Ministério da Saúde, que prevê dose única para vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) no Sistema Único de Saúde. An- teriormente, eram aplicadas duas doses. O imunizante é voltado para pessoas de 9 a 14 anos e o objetivo é ampliar a cobertura vacinal. Santana de Parnaíba já conta com a vacina em dose única.

Segundo dados da secretaria, até 2023, a cobertura vacinal contra a doença em todo o estado foi de 77,1% na primeira dose para meninas, caindo para 60,6% na segunda dose. Já para os meninos, a cobertura vacinal no último ano foi de 53,2% na primeira dose e de 33,7% na segunda.

Nas clínicas particulares de Alphaville, a procura pela vacina contra o HPV varia. Na rede particular, a vacina aplicada é a nonavalente e o esquema atual é de três doses.

À reportagem, o Grupo Fleury informou que, na unidade do bairro, houve aumento de 650% na busca pelo imunizante de janeiro a abril deste ano em comparação com mesmo período de 2023.

"É uma vacina de extrema importância e educar os pacientes sobre isso foi fundamental no aumento pela procura. Outra razão para esse aumento na procura é a chegada da vacina HPV 9 valente, que tem uma cobertura maior dos HPVs que podem causar câncer. A vacina é indicada para mulheres e homens com idades entre 9 e 45 anos, com número de doses administradas conforme idade e comorbidades específicas", explicou José Geraldo Ribeiro, epidemiologista do Grupo Fleury.

Na Alphaimune, o cenário também é de aumento na busca pelo imunizante.

"A procura vem aumentando devido a ampla divulgação da sua importância não apenas para adolescentes. Ela ajuda a prevenir câncer de colo uterino em 90%", disse Danilo Scheit Vieira Jr, que está à frente da clínica.

Já no Delboni Alphaville, a procura pela vacina contra o HPV está em linha com o que foi praticado em 2023.

Vacinação
A Prefeitura de Santana de Parnaíba anunciou nas redes sociais que passou a disponibilizar a vacina contra HPV em dose única para adolescentes entre 9 e 19 anos que não receberam nenhuma dose. A imunização acontece nas unidades de saúde da cidade e é preciso levar a carteira de vacinação. Há uma UBS em Alphaville na Al. Miró, 58.

Barueri também oferece a vacina contra HPV em suas unidades de saúde. Basta comparecer ao local com documento com foto e carteira de vacinação.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/