Inverno não será rigoroso, mas pode ter novos episódios de chuva forte, diz Climatempo
Estação, que é predominantemente mais seca, tem início nesta quarta-feira (21). Em agosto e setembro espera-se um maior número de eventos de chuva
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para chuvas moderadas na Região Metropolitana de São Paulo até esta sexta-feira (16), acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento. Na próxima quarta-feira (21) começa o inverno e, segundo a Climatempo, episódios de chuvas fortes podem acontecer em julho, mas destacou que não é esperado um frio rigoroso no estado.
À reportagem, Josélia Pegorim, meteorologista da empresa, explicou que o inverno terá a influência do fenômeno El Niño e que, no Sudeste, ele deve deixar a atmosfera mais quente.
"Para a Grande São Paulo, onde estão localizadas Barueri e Santana de Parnaíba, são esperadas duas ou três frentes frias continentais em julho, que podem causar chuvas e queda significativa de temperatura. Outras frentes frias podem passar ao longo do mês, mas com uma queda de temperatura não tão intensa, resultando em muitas nuvens e pouca chuva na região", afirmou Josélia.
Agosto e setembro
Segundo a especialista, em agosto e setembro, devido ao fluxo de ar quente e úmido vindo do Norte, espera-se um maior número de eventos de chuva, resultando em acumulados um pouco acima da média na região.
"Em agosto deve ocorrer a passagem de apenas uma frente fria forte. A média normal de chuva começa a aumentar em setembro, variando de 80 mm a 100 mm na Grande São Paulo", apontou Josélia.