Inverno de 2024 deve ter mais dias com calor até 3°C acima da média
Segundo o Climatempo, estação será caracterizado por temperaturas acima da média histórica
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O inverno de 2024 começa oficialmente no dia 21 de junho às 17h51 (horário de Brasília), mas os meteorologistas já traçam um panorama climático geral para a estação. A previsão indica um inverno sem extremos de frio ou calor, mas com uma tendência para temperaturas mais elevadas do que o normal. No entanto, períodos de frio também serão registrados ao longo da estação.
Segundo o Climatempo, o inverno de 2024 será caracterizado por temperaturas acima da média histórica, especialmente no final da estação, entre agosto e a primeira quinzena de setembro.
Essa previsão está ligada ao término do fenômeno climático El Niño, que aquece as águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial e influencia o clima global. Com o fim de El Niño, estamos na fase neutra, na qual as águas do Pacífico não estão sob a influência de nenhum fenômeno específico. Entretanto, há expectativa para a instalação do La Niña.
O La Niña ocorre quando há resfriamento significativo das águas na faixa Equatorial Central e Centro-Leste do Oceano Pacífico, estabelecido por uma diminuição igual ou maior a 0,5°C.
Esse fenômeno costuma acontecer a cada 3 a 5 anos e tem efeitos clássicos no clima brasileiro:
Aumento de chuvas no Norte e no Nordeste;
Tempo seco no Centro-Sul, com chuvas irregulares;
Tendência de tempo mais seco no Sul;
Maior entrada de massas de ar frio, gerando variação térmica.
Com essas condições, o inverno de 2024 promete ser uma estação de contrastes, com períodos mais quentes predominando, mas sem deixar de lado os tradicionais dias frios que caracterizam a época.