Inmet emite alerta para tempo seco e onda de calor
Em Barueri e Santana de Parnaíba, o índice de umidade está em 20%, um nível considerado crítico e prejudicial à saúde
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta terça-feira (10) para todo o Brasil devido à baixa umidade do ar, classificada entre níveis de perigo e potencial perigo. Em Barueri e Santana de Parnaíba, o índice de umidade está em 20%, um nível considerado crítico e prejudicial à saúde.
A seca é agravada por uma intensa onda de calor que domina o país. De acordo com especialistas, frentes frias, que geralmente trazem chuva e alívio das altas temperaturas, não têm conseguido avançar para o interior, mantendo o clima seco em grande parte do território brasileiro.
Além dos problemas causados pela baixa umidade, o ar seco também piora a qualidade do ar, já que facilita a concentração de poluentes nas camadas mais baixas da atmosfera. Nesta segunda-feira (9), por exemplo, São Paulo figurou entre as cidades com maior índice de poluição no mundo.
Outro fator que agrava a poluição é a fumaça proveniente das queimadas, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, aumentando o risco de problemas respiratórios. O Ministério da Saúde reforçou recomendações para enfrentar esse cenário, que incluem:
- Aumentar a ingestão de água e líquidos para manter as vias respiratórias úmidas.
- Reduzir o tempo de exposição ao ar livre, permanecendo em locais ventilados, de preferência com ar-condicionado ou purificadores de ar.
- Manter portas e janelas fechadas nos horários de maior concentração de poluentes.
- Evitar atividades físicas entre 12h e 16h, quando a concentração de ozônio e outros poluentes é maior.
Onda de Calor
Em Barueri e Santana de Parnaíba, os termômetros devem registrar entre 33ºC e 35ºC ao longo da semana, de acordo com o Climatempo. A previsão indica que a sexta-feira (13) será o dia mais quente, e não há expectativa de chuva até o final da semana, o que pode agravar ainda mais os problemas causados pelo tempo seco.