Incidência de escorpiões preocupa moradores da região
Típicos dos meses de verão, a proliferação de escorpiões tem deixados moradores de condomínios e casas de Alphaville/Tamboré preocupados. Somente ao longo do ano passado, cerca de 34 moradores de Barueri e Santana de Parnaíba foram picados pelo animal, de acordo com dados passados pelas administrações municipais.
A maior incidência dos escorpiões se deu no município de Barueri, que recebeu 210 chamados para a retirado do animal, sendo que 20 pessoas
foram picadas. Sobre as notifcações deste ano, a Prefeitura ainda não tem uma estimativa.
Já em Santana de Parnaíba, foram 16 chamados e oito pessoas atingidas por picadas ao longo de 2018. Neste ano, a Prefeitura teve a notificação de uma pessoa picada e oito chamados para a apreensão do animal.
De acordo com o Departamento de Zoonoses de Barueri, a frequência nos chamados neste ano está maior do que em períodos anteriores, porém isso não signifca que tenha aumentado o número de escorpiões da cidade. "Acreditamos que tenha ocorrido esse aumento de solicitações em razão também da divulgação do assunto para a população por meio dos veículos de massa", explica a coordenadora da Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Ambrogini.
Prevenção
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde para prevenir a infestação do animal peçonhento, a rede Zoonoses, de ambos os municípios, realiza visitas técnicas de orientação, nas quais são repassadas medidas preventivas. Algumas ações são: colocação de telas em ralos e janelas, utilização de rolinhos para vedação da soleira das portas, eliminação de materiais que possam ser utilizados como abrigo aos escorpiões, disposição adequada do lixo e etc.
O setor também realiza o encaminhamento dos escorpiões recebidos ao Instituto Butantan para identifcação. Os telefones para contato são 4706-1011 (Barueri) e 4154-6889 (Parnaíba). Em caso de picada, a recomendação é lavar a área com água e se dirigir ao Pronto Socorro.