Imunização com vacina bivalente para maiores de 18 anos será iniciada no estado, apesar da escassez de doses
Segundo a gestão estadual, municípios podem definir suas estratégias a partir desta quarta-feira (26)
O Governo de São Paulo anunciou que, a partir desta quarta-feira (26), os municípios do Estado podem definir suas estratégias para ampliação da vacinação com Pfizer Bivalente na população acima de 18 anos, de acordo com a disponibilidade de doses. Na segunda-feira (24), o Ministério da Saúde liberou a aplicação da dose de reforço com o imunizante nesta faixa etária.
Segundo a gestão estadual, a recomendação é que esta ampliação seja feita de forma escalonada. Isso porque, mesmo com a liberação, o Ministério, até o momento, não enviou as doses destinadas a esse público, que chega a, aproximadamente, 23 milhões de pessoas no estado.
"Desta forma, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a distribuição de 600 mil doses que estavam em estoque a todos os municípios de forma proporcional. A Pasta já solicitou novas doses ao MS e aguarda, com celeridade, o envio dos demais imunizantes pelo Governo Federal", disse em nota.
Nas cidades
Em Santana de Parnaíba, de acordo com apuração realizada pela reportagem, as unidades de saúde já iniciaram a aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente na população acima de 18 anos.
Em Barueri, a imunização ainda não foi iniciada para essa nova faixa etária.