Grupo Dasa criará laboratório em Alphaville para processar exames da Covid-19
A iniciativa, feita em parceria com o Ministério da Saúde, prevê a realização de até 3 milhões de exames de RT-PCR de pacientes do SUS em seis meses
A Dasa, empresa de medicina diagnóstica, fechou uma parceria com o Ministério da Saúde e criará um laboratório especializado para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) em Alphaville. A iniciativa, que tem caráter emergencial, prevê a realização de até 3 milhões de exames de RT-PCR de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), nos próximos seis meses.
Com a parceria, a Dasa vai disponibilizar, de forma gratuita, profissionais e infraestrutura para o processamento dos exames em equipamentos e insumos cedidos pelo Ministério da Saúde.
"Usaremos nossa expertise para montar uma estrutura que terá capacidade de processar 30 mil exames/dia de RT-PCR, considerada a metodologia "padrão-ouro" para o diagnóstico da Covid-19", disse Gustavo Campana, diretor médico da Dasa, que lidera o projeto.
Ainda segundo a empresa, é o Ministério da Saúde quem irá definir a população alvo e prioritária para realizar os exames e a iniciativa poderá ser ampliada de acordo com a disponibilidade de equipamentos e entrada de outras empresas no projeto.
"A expectativa é que outras empresas do setor se integrem à mobilização e contribuam para ampliarmos, juntos, a capacidade produtiva e o acesso aos exames para o maior número de brasileiros, nesse momento desafiador para a saúde global", explicou Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa.