Grupo auxilia moradores em caso de danos em equipamentos elétricos
"Prejuízos por oscilação de energia" é focado em troca de informações
Não é difícil encontrar moradores de Alphaville reclamando nas redes sociais sobre as quedas ou oscilações de energia nesta época do ano e muitos acabam perdendo equipamentos elétricos. "Bastou chover que cai a energia em praticamente todos os residenciais aqui de Alphaville. E o pior é que uma certa vez já queimou de uma vez, 6 aparelhos aqui em casa", relatou um morador.
À reportagem, a Enel informou que realiza ações de manutenção e melhoria em sua rede. "Porém, eventos externos, como descargas atmosféricas, contato de objetos com a rede em dias chuvosos ou vegetação desordenada no passeio podem gerar desligamentos", destacou.Para auxiliar nestes momentos, o morador de Alphaville, Luiz Vieira, criou há dois meses o grupo no Facebook "Prejuízos por oscilação de energia - Alphaville e Região". A ideia é ser um suporte de dúvidas sobre o que fazer em situações como as citadas.
"O nosso foco não é atacar a empresa, mas sim ser um canal de troca de informações entre os moradores sobre locais que estão sem energia, dia e horário que ocorreu uma oscilação de luz e tirando dúvidas entre elas", explicou Luiz.
Dayana Bialski faz parte desse grupo e, segundo ela, já perdeu equipamentos em sua casa. "Perdi uma TV, geladeira e um micro-ondas. Como o processo é demorado, nunca fui ressarcida", apontou.
Solicitação
Segundo a Enel, a solicitação de indenização de equipamentos pode ser feita pelo site (eneldistribuicaosp.com.br/para-seu-negocio/pedido-de-indenizacao), App Enel SP e telefone (0800 72 72 120).
"O cliente deverá fornecer diferentes informações, como dados do equipamento e descrição da ocorrência. O prazo de retorno é de 90 dias após a provável data de ocorrência do dano. A média de pedidos procedentes em 2021 é de 8%", informou.