Após aumento de casos, Governo de SP prorroga fase de transição até 14 de junho
Com a medida, estabelecimentos devem funcionar até as 21h e com 40% da capacidade
Nesta quarta-feira (26), o Governo de São Paulo prorrogou a fase de transição do Plano São Paulo para todo o Estado até o dia 14 de junho. Com isso, os estabelecimentos poderão funcionar das 6h às 21h, com capacidade máxima de ocupação de 40%.
Anteriormente, a gestão estadual tinha anunciado que iria liberar o horário de atendimento do comércio até as 22h a partir de 1° de junho, mas voltou atrás nesta quarta.
Segundo o governo, a decisão de manter a fase de transição foi tomada, pois os indicadores da pandemia mostraram que é preciso cautela no momento. Além disso, o estado registrou um aumento no número de casos e de internações pela Covid-19, que voltou a ficar acima dos 80%.
"Avaliamos nesta semana de que não seria ainda o momento de poder avançar como havia sido pensado na semana anterior, então hoje temos a extensão desta fase para continuarmos caminhando dessa forma. Continuamos tendo uma circulação alta do vírus, com novos casos, então devemos manter todas as medidas de segurança, com a taxa de ocupação dos estabelecimentos em 40%, uso de máscara constante e o distanciamento", explicou o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus, Paulo Menezes.
O toque de recolher está mantido nas 645 cidades do Estado, das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.
Vacinação
Nesta quarta-feira (26), o Governo de São Paulo anunciou também que o início da vacinação contra a Covid-19 em pessoas de 45 a 54 anos em agosto.
De acordo com a gestão, no período de 2 a 16 de agosto, serão vacinadas as pessoas entre 50 e 54 anos. A partir do dia 17 de agosto será a vez daqueles que têm entre 45 e 49 anos.
Já a imunização de trabalhadores de transporte aéreo começa nesta sexta-feira (28), nos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Viracopos. Os portuários do Porto de Santos começarão a ser imunizados a partir da próxima terça-feira (1/6).