Golpes no carnaval: veja como proteger celular, PIX e cartão
Em 2023, foram registrados 3.486 roubos ou furtos de celulares no estado de SP
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Relatos não são raros de pessoas que, em meio à alegria do Carnaval, enfrentaram momentos de tristeza ao se tornarem vítimas de golpistas.
Com 3.486 registros de roubos ou furtos de celulares apenas no estado de São Paulo durante o Carnaval de 2023, a importância de medidas preventivas se torna evidente. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como se proteger.
Os cuidados se concentram em três pilares principais: segurança do celular, uso cauteloso do PIX, e atenção a golpes com cartões de crédito ou débito. Entre as recomendações estão o uso minimizado do celular em locais de risco, o armazenamento seguro do aparelho e a atenção a senhas e acessos a aplicativos bancários.
App Celular Seguro
Recentemente, o governo federal lançou o aplicativo Celular Seguro, visando reduzir o impacto desses crimes. Permitindo que vítimas notifiquem imediatamente várias instituições sobre o roubo ou furto de seus aparelhos, essa iniciativa busca dificultar a ação dos criminosos. O app está disponível para Android, iPhone (iOS) e navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge neste link.
PIX e Cartões
O uso do PIX, a nova forma rápida de transferência de dinheiro, exige cautela para evitar golpes. Confirmar a identidade do recebedor e o valor correto são passos fundamentais para a segurança. Já para os que preferem o método tradicional de cartões, a vigilância é aconselhada contra trocas de cartão e alterações de valor durante as transações.