Futebol do Brasil brilha com Eprocad em festival na França
Fundação de Santana de Parnaíba foi selecionada para evento por atuação em projeto esportivo
Membros da Fundação Eprocad, de Santana de Parnaíba, foram selecionados para participar do Street FootballWordl Festival 2019- SPWF, que acontece na cidade de Lyon, na França, país onde ocorre paralelamente a Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio entre organizações comunitárias que utilizam o futebol como ferramenta educacional.
Segundo a Eprocad, ao todo, foram 40 entidades selecionadas, sendo a instituição de Santana Parnaíba a única do Brasil a participar do evento. Entre as ações que classificaram a fundação para o evento, estão o desenvolvimento de um trabalho social, por meio do esporte, no qual foram priorizadas a equidade de gênero em comunidades carentes; a promoção do Futebol 3 Tempo como ferramenta de transformação social e o fato da entidade já ser membro da Rede StreetFootballWorld.O evento começa neste sábado (29) e se estende até o dia 8 de julho. A delegação da Eprocad será formada por seis integrantes: Robson Costa (líder da delegação), Ana Paula Cassaro (jovem líder) e os educandos Giovanna Rossoni - 15 anos, Jhenyfer Cardoso - 17 anos, Gustavo Pereira 15 anos e Gabriel Jesus 16 anos. "A escolha dos membros foi feita juntamente com a equipe pedagógica, que por sua vez analisa tempo de participação nos programas, faixa etária exigida para participar do Festival (15 a 18 anos), assiduidade, notas escolares e avaliação comportamental", explicou Robson Costa, coordenador de comunicação da entidade.
Atividades
Durante o evento, jovens de comunidades carentes de diversos países participarão de partidas de futebol, oficinas educativas e programas culturais. "Cresci em um país, onde o futebol é considerado uma 'coisa masculina',mas praticando isso me fez acreditar que eu poderia e deveria fazer o que me faz feliz. Me ensinou a suportar o que eu acredito e eu vejo isso como uma ferramenta muito importante para o empoderamento feminino", disse Ana Paula, jovem líder, que participará do Festival.