Frente fria ‘histórica’ pode provocar neve no sul do estado de SP
Meteorologistas da MetSul enfatizam que se trata de um episódio curto de frio, mas intenso e potencialmente histórico
A previsão do tempo para os próximos dias promete uma mudança drástica de clima. Após dias de frio, a temperatura sobe muito na quarta-feira (19) e, a partir de quinta (20), uma massa de ar polar chega no país trazendo frio intenso.
De acordo com o MetSul, instituto de meteorologia, o fenômeno pode trazer neve para locais pouco acostumados com o evento, como o estado de São Paulo. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também serão afetados.
Os meteorologistas da MetSul enfatizam que se trata de um episódio curto de frio, mas intenso e potencialmente histórico. "O que poderá fazer do evento de ar gelado histórico não serão mínimas excepcionalmente baixas ou geada intensa generalizada, como costuma ser a regra, afinal haverá nuvens, instabilidade e vento para impedir. O que traz a possibilidade de ser um evento marcante, a se confirmar, é a chance de neve em maior número de locais e com maior intensidade" explica o instituto.
Região
Nas cidades da região, a previsão é de frio e chuva a partir de quinta-feira (20). Em Barueri, o dia de menor temperatura será na sexta (21), com máxima de 15ºC e mínima de 11ºC. No fim de semana, a mínima pode chegar até 10ºC.
Já em Santana de Parnaíba, as temperaturas serão ainda mais baixas, com mínimas de 9º e 8º para sábado e domingo, respectivamente.