Quinta, 21 Novembro 2024

Cidades

Fleury em Alphaville já conta com novo exame para detectar Alzheimer

Diagnóstico Cidades

Fleury em Alphaville já conta com novo exame para detectar Alzheimer

Teste custa R$ 3.600 

Ministério da Saúde estima que 1,2 milhão de pessoas no Brasil sofrem da doença (Foto: @felipebarros)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

No início deste mês, o Grupo Fleury começou a disponibilizar o exame de sangue PrecivityAD2TM para o diagnóstico da doença de Alzheimer, um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta através da deterioração cognitiva e da memória, comprometimento das atividades diárias e sintomas neuropsiquiátricos e comportamentais. O teste identifica proteínas que indicam a presença ou ausência de placas amiloides cerebrais, uma característica patológica da doença.

A novidade já está disponível em Alphaville, na unidade do Fleury Medicina e Saúde. À reportagem, o grupo afirmou que o exame custa R$ 3.600 e é indicado para pessoas que já apresentam sinais e sintomas de declínio cognitivo.

"O diagnóstico precoce da doença de Alzheimer impacta diretamente nas intervenções clínicas relacionadas à doença, algo que resulta em um desfecho clínico mais favorável ao paciente. Essa inovação traz um benefício imenso à sociedade, visto que não é procedimento radioativo ou invasivo como outros que existem para detecção ou exposição desnecessária à radiação", destacou Edgar Gil Rizzatti, presidente de Unidades de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury.

Como funciona
Um dos grandes diferenciais deste teste é que ele não é invasivo, já que o diagnóstico é obtido a partir de uma amostra de sangue, e é mais barato do que o PET amiloide, um exame de imagem que é considerado o padrão-ouro para a identificação do quadro.

Segundo o Fleury, é utilizado a técnica de espectrometria de massa para analisar diferentes proteínas relacionadas à deficiência cognitiva. Os resultados do teste são comparáveis às imagens PET-amiloide cerebral.

"Nesta técnica, as proteínas são extraídas e depois digeridas em peptídeos (...) O teste atingiu precisão de 88% quando comparado aos resultados quantitativos do PET-amiloide cerebral", apontou a empresa.

As amostras são preparadas na Central Técnica do Fleury e encaminhadas para avaliação nos Estados Unidos. O exame pode ser realizado mediante pedido médico e o resultado é liberado em cerca de 20 dias.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/