Estudantes de Alphaville iniciam preparação para o Enem 2019
Prova será aplicada para candidatos de todo o país entre os dias 3 e 10 de novembro
Terminada a temporada de folia, é hora de focar nos estudos: estudantes de Alphaville e região já começam a se preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Segundo divulgou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) na última semana, responsável pela aplicação do exame, as provas deste ano acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos.
As inscrições estarão abertas entre os dias 6 e 17 de maio no site www.enem.inep.gov.br. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição da prova deverão ser feitos entre 1º e 10 de abril, mesmo prazo para quem vai justificar a ausência nas provas do ano passado.
Nos dois domingos de exame, os estudantes precisam desenvolver conhecimentos de linguagens, incluindo redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. O conteúdo exigido corresponde a toda vida escolar dos participantes, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
De acordo com Vera Antunes, coordenadora do Colégio e Cursinho Objetivo, que tem unidade em Alphaville, os estudantes devem ficar atentos e praticar a interpretação de texto. "A principal característica do Enem são os textos. Os alunos devem prestar atenção nos enunciados e alternativas, pois as perguntas podem ter respostas coerentes, mas há somente uma que corresponde ao que os avaliadores pedem. É preciso também aprender a ler gráficos, tabelas, charges e tirinhas, que são outros mecanismos de avaliação", explica.
Na redação, quesito que tem um forte peso na nota final dos estudantes, é avaliada a capacidade de argumentação do candidato, que deverá estar antenado aos assuntos do cotidiano. " A redação não é um mostro. Para se sair bem, recomendamos que os candidatos façam pelo menos uma por semana até o dia da prova. Além disso, é fundamental a leitura de livros, jornais e revistas. Editorias de grandes veículos podem também ajudar a ensinar e a construir um pensamento argumentativo", ressalta Vera.
Possibilidades
Os resultados do Enem podem ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que garante acesso às instituições estaduais, federais e até em outros países, como por exemplo, em Portugal. A prova também dá a possibilidade da conquista de bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento do curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).