Sexta, 17 Mai 2024

Cidades

Estado de SP registra alta de mais de 10% no número de doadores de órgãos

Seja um doador Cidades

Estado de SP registra alta de mais de 10% no número de doadores de órgãos

Dados são da Secretaria de Estado da Saúde. O levantamento considerou o período de janeiro a 30 de agosto deste ano em comparação ao mesmo período de 2022

Neste ano, foram 696 doadores, enquanto no ano passado foram 631 (Foto: gpointstudio/Freepik)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O número de doadores de órgãos em São Paulo cresceu mais de 10% em 2023, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde. O levantamento considerou o período de janeiro a 30 de agosto deste ano, quando houve 696 doadores, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o total ficou em 631.

Segundo o governo estadual, o aumento nesses números se deve às campanhas de estímulo à doação e a casos de grande repercussão na mídia, como o do apresentador Fausto Silva, que recebeu um novo coração em um transplante em 27 de agosto e está se recuperando bem.

Entre 20 e 26 de agosto, houve um crescimento de 86% no número de doadores, passando de 15 na mesma semana de 2022 para 28 neste ano.

Outro dado que teve aumento foi o número de procedimentos realizados, com um acréscimo de 10,5%. Foram feitos 5.077 transplantes de coração, fígado, pâncreas, pulmão, rins e córneas no estado neste ano, em comparação com os 4.592 procedimentos realizados em 2022.

Seja um doador
Para ser um doador de órgãos, basta comunicar a família sobre esse desejo. No caso de pessoas mortas, a autorização para a doação deve ser dada por familiares com até o 2º grau de parentesco. No último ano, as recusas de autorização da doação por parte das famílias caíram de 41% para 38,6%.  

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/