Estado de SP começa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional
O documento substituirá a emissão do Registro Geral (RG), que perde a validade em 2032
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O estado de São Paulo começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nesta segunda-feira (1º). O documento substituirá a emissão do Registro Geral (RG), que perde a validade em 2032, quando a Carteira de Identidade Nacional (CIN) se torna o único documento válido nacionalmente.
Segundo informações, a CIN incluirá apenas o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O objetivo dessa mudança é que cada pessoa tenha apenas um número para diminuir as chances de fraude ao eliminar uma possível duplicidade na identificação do cidadão.
O CNI contará com um QR Code, que permite verificar sua autenticidade e se foi extraviado ou roubado. A versão digital do documento ficará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
Como emitir
A emissão da nova carteira de identidade pode ser feito no Poupatempo. É preciso agendar pelo site e comparecer no dia e horário marcado portando a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital.
A primeira via da CIN e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, de acordo com a Lei 7.116/83. A segunda via, porém, é paga e a taxa varia de estado para estado.