Enquete aponta que 50% dos moradores de Alphaville nunca doaram sangue
Levantamento foi realizado nesta quarta-feira (23) nas redes sociais da Folha de Alphaville
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Nesta semana, a Fundação Pró-Sangue de São Paulo informou que o estoque de sangue do tipo O negativo estava zerado. A situação foi classificada como emergencial e, segundo a instituição, a ausência de reposição imediata poderia levar ao cancelamento de cirurgias. A falta de doações é um cenário recorrente para essas entidades.
Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville nesta quarta- -feira (23) mostrou que 50% dos moradores do bairro que responderam nunca doaram sangue. Entre os motivos, a maioria citou "questões de saúde" (53%), seguido por "falta de tempo" (27%) e, por fim, "medo ou insegurança" (20%).
Em contrapartida, no levantamento, 50% afirmaram já ter doado sangue alguma vez na vida. Dos que já contribuíram, a grande maioria (84%) disse que não havia feito nenhuma doação neste ano. Além disso, 42 % revelaram que algum familiar ou amigo já precisou de doação. Mais de 110 pessoas participaram da enquete.
Como doar?
A doação deve ser previamente agendada por meio do site da Fundação Pró-Sangue. Os requisitos incluem estar em boas condições de saúde, alimentado, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos.
O candidato deve apresentar ainda documento oficial com foto, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que a antecedem. Pessoas com sintomas de gripe ou resfriado devem aguardar pelo menos sete dias após a recuperação para doar.
Em Barueri, há um posto da Pró-Sangue localizado na Rua Guilhermina Carril Loureiro, 144.