Sexta, 22 Novembro 2024

Cidades

Em live, Secretário de saúde de Santana de Parnaíba fala sobre alta dos casos de dengue

No município Cidades

Em live, Secretário de saúde de Santana de Parnaíba fala sobre alta dos casos de dengue

Carlos Misorelli não descartou a possibilidade da cidade decretar estado de emergência pela dengue

De acordo com dados do Painel de Monitoramento do Governo de SP, do começo do ano até quarta-feira (6), o município registrou 205 ocorrências positivas da doença (Foto: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Nesta quinta-feira (7), o secretário de Saúde de Santana de Parnaíba, Carlos Misorelli, informou que a cidade vive uma alta nos casos de dengue e que, assim como no estado, não descartou a possibilidade da prefeitura decretar estado de emergência nos próximos dias. A afirmação foi feita durante uma live realizada nas redes sociais da gestão.

"Todos os exames para dengue estão sendo encaminhados para o Adolfo Lutz. Só que hoje, em virtude do que está acontecendo no estado de SP, que por sinal está com decreto de emergência em saúde pública e que possivelmente nós iremos adotar nos próximos dias, os resultados de dengue estão demorando até 45 dias para ficar pronto", explicou. 

O secretário informou ainda que as unidades de pronto-atendimento da cidade têm registrado uma superlotação em alguns horários por conta da alta procura por atendimento e que outros sistemas estão sendo criados na cidade para atender a demanda.

"Estamos montando uma tenda em frente ao hospital Santa Ana para que possamos fazer o processo de triagem (...) A procura pelo pronto-atendimento deve ser feita quando a pessoa estiver com diarreia, vômito, manchas vermelhas na pele, essa última demonstra uma queda de plaquetas e deve ser feita uma hidratação rápida e, às vezes, dependendo da situação, receber plaquetas (...) Estamos chamando mais 30 médicos e 60 enfermeiros para dar conta mais rápido dessa demanda", apontou.

Casos de dengue

De acordo com dados do Painel de Monitoramento do Governo de SP, do começo do ano até quarta-feira (6), o município registrou 205 ocorrências positivas da doença.

A prefeitura intensificou as ações contra a dengue e adotou novas estratégias para o combate à doença. Além da visita casa a casa por agentes de combate às endemias, é feito o método de bloqueio, que consiste em fazer uma vistoria no perímetro do paciente que confirmou positivo para a dengue e verificar se existem moradores com sintomas parecidos e possíveis criadouros do mosquito.

É realizada também a nebulização em bairros com um número maior de casos positivos e foi reativado o Comitê de Combate à Dengue para discutir as melhores estratégias.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/