Em live, Secretário de saúde de Santana de Parnaíba fala sobre alta dos casos de dengue
Carlos Misorelli não descartou a possibilidade da cidade decretar estado de emergência pela dengue
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Nesta quinta-feira (7), o secretário de Saúde de Santana de Parnaíba, Carlos Misorelli, informou que a cidade vive uma alta nos casos de dengue e que, assim como no estado, não descartou a possibilidade da prefeitura decretar estado de emergência nos próximos dias. A afirmação foi feita durante uma live realizada nas redes sociais da gestão.
"Todos os exames para dengue estão sendo encaminhados para o Adolfo Lutz. Só que hoje, em virtude do que está acontecendo no estado de SP, que por sinal está com decreto de emergência em saúde pública e que possivelmente nós iremos adotar nos próximos dias, os resultados de dengue estão demorando até 45 dias para ficar pronto", explicou.
O secretário informou ainda que as unidades de pronto-atendimento da cidade têm registrado uma superlotação em alguns horários por conta da alta procura por atendimento e que outros sistemas estão sendo criados na cidade para atender a demanda.
"Estamos montando uma tenda em frente ao hospital Santa Ana para que possamos fazer o processo de triagem (...) A procura pelo pronto-atendimento deve ser feita quando a pessoa estiver com diarreia, vômito, manchas vermelhas na pele, essa última demonstra uma queda de plaquetas e deve ser feita uma hidratação rápida e, às vezes, dependendo da situação, receber plaquetas (...) Estamos chamando mais 30 médicos e 60 enfermeiros para dar conta mais rápido dessa demanda", apontou.
Casos de dengue
De acordo com dados do Painel de Monitoramento do Governo de SP, do começo do ano até quarta-feira (6), o município registrou 205 ocorrências positivas da doença.
A prefeitura intensificou as ações contra a dengue e adotou novas estratégias para o combate à doença. Além da visita casa a casa por agentes de combate às endemias, é feito o método de bloqueio, que consiste em fazer uma vistoria no perímetro do paciente que confirmou positivo para a dengue e verificar se existem moradores com sintomas parecidos e possíveis criadouros do mosquito.
É realizada também a nebulização em bairros com um número maior de casos positivos e foi reativado o Comitê de Combate à Dengue para discutir as melhores estratégias.