Quinta, 28 Novembro 2024

Cidades

Em Barueri, procura pela segunda dose da vacina contra a dengue está muito baixa

Prevenção Cidades

Em Barueri, procura pela segunda dose da vacina contra a dengue está muito baixa

Secretaria de Saúde de Barueri emitiu um alerta sobre a importância de completar o esquema vacinal contra a dengue  

Segundo a Secretaria de Saúde de Barueri, 700 jovens voltaram para completar a proteção vacinal com as duas doses determinadas (Foto: Beatriz Lucato/Secom Barueri)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A Secretaria de Saúde de Barueri emitiu um alerta sobre a importância de completar o esquema vacinal contra a dengue com a aplicação das duas doses indicadas. O imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. 

De acordo com o secretário da pasta, Milton Monti, o município vacinou cerca de 4 mil jovens com a primeira dose, mas a adesão para a segunda dose está sendo muito baixa.

"Nós tivemos apenas 700 jovens que voltaram para completar a proteção vacinal com as duas doses determinadas. Está havendo uma discrepância muito grande entre o número de pessoas que tomaram a primeira dose e o que não voltou para a segunda. Pode existir, então, uma ideia equivocada de que quem tomou a primeira já resolveu o problema. Entretanto, no caso da dengue, é preciso sim tomar a dose de reforço depois de 30 dias para completar o ciclo imunológico", disse Monti.

Para o secretário, essa baixa adesão ocorreu ainda por conta da disseminação de informações falsas sobre as vacinas de modo geral, principalmente durante o período da pandemia do novo coronavírus e que infelizmente ainda perdura.

"Os pais ainda ficam com medo de levar seus filhos para vacinar porque acham que isso vai dar algum problema, mas não há por que desacreditar a eficiência das vacinas, que são tão importantes para todos. A dengue não é uma doença de grande letalidade, mas pode ocorrer a letalidade em alguns casos, especialmente quando a dengue é hemorrágica. Então, é preciso se vacinar". 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/